Workshop311

Dos dias 27 e 28 de Março de 2025, foi realizado o workshop anual da Cátedra Oliver Tambo, que tinha como objectivos apresentar os avanços das actividades implementadas no ano de 2024 e discutir a relevância das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Projecto. Durante o evento, várias discussões e contribuições foram dadas as pesquisas da Cátedra, houve também aprovação da pesquisa dos estudantes de doutoramento.

Neste Workshop, estiveram presentes os estudantes bolseiros, os supervisores, coordenadores dos Workpackges e  parceiros da Cátedra. 

Comite 3

No dia 10 de Abril de 2025, foi realizada a terceira reunião do comitê de aconselhamento da Cátedra, que teve como principal objectivo avaliar os avanços feitos pela Cátedra no terceiro ano de implementação. Nesta reunião foram discutidos os pontos positivos e negativos associados ao desempenho da Cátedra, foram também, dadas recomendações para a melhoria do desempenho no ano 2025.

A reunião foi dirigida pelo Director Científico da UEM e estiveram presentes os membros do comitê. 

No dia 07 de Março de 2024 realizou-se a reunião anual do Comité de Aconselhamento da Cátedra Oliver Tambo (CAC), onde estiveram presentes os membros do comité e alguns representantes. Esta reunião o tinha como objectivos: (1) Apreciar e Aprovar o relatório de actividades de 2023; (2) Apreciar e aprovar o Plano de actividades e Orçamento previsto para 2024; (3) Apresentar os resultados preliminares da investigação.

O Titular da Cátedra apresentou o relatório do ano 2023, onde apresentou os principais resultados, onde destacam-se: Recrutamento de estudantes de mestrado, doutoramento e Pós-Doutoramento; Estabelecimento de contacto com o Instituto Africano do Clima e Desenvolvimento (ACDI); Engajamento científico de alto nível para apoiar pesquisas de acção para adaptação às mudanças climáticas; Workshop de apoio à pesquisas-ação para adaptação às mudanças climáticas (Cidade do Cabo); Participação da Cátedra na Conferência Resilience Evidence Forum (Cidade do Cabo); Participação da Cátedra Oliver Tambo na XII Conferência Científica UEM 2023 (Maputo); Participação da Cátedra Oliver Tambo na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 28) e Visita da Cátedra Oliver Tambo ao ISPG.

No dia 06 de Março de 2024 realizou-se o workshop anual da Cátedra, cujo objetivo foi de promover o diálogo científico entre os principais actores acadêmicos, criar oportunidades para os investigadores jovens se expressarem publicamente e desenvolverem habilidades de comunicação científica. Pois, tal como dizia Oliver Tambo “Estamos a empoderar os jovens africanos para resolverem os problemas do continente africano, porque ninguém virá de outro lado para o efeito”.

Nesta reunião, foram apresentados os resultados dos trabalhos de pesquisa já defendidos. Também, foram apresentadas as propostas de pesquisa dos trabalhos que estão a decorrer.

A participação de Cátedra na COP28 aconteceu entre 29 de novembro e 4 de dezembro de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Titular da Cátedra e o Coordenador do WP1 participaram neste evento, onde obtiveram os seguintes resultados: i ) Reunião com o Professor Paul, Diretor da Divisão de Adaptação da UNFCCC; ii) Participação no painel do Núcleo Lusófono sobre: Partilha de Conhecimento Científico e Transparência da Acção Climática entre os Países de Língua Portuguesa (CPLP); iii) Lançamento do Relatório do IPCC (AR6) em português a fim de facilitar o acesso a informação aos falantes do Português; iv) Visita ao Projeto NASA; v) Participação no painel do Fórum Ministerial sobre Implementação do Plano de Acção sobre conferência de notificação em África que teve como um dos oradores Sua Excelência Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações; vi) Participação na preparação e facilitação do evento de alto nível do campeão da União Africana em Gestão do Risco de Desastres, Sua Excelência o Presidente de Moçambique; vii) O Titular da Cátedra presidiu ao evento de implementação de experiências de Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas (NAP) nos países de língua portuguesa em África, onde foram apresentadas experiências de São Tomé, Cabo Verde e Moçambique.